O Agrupamento de Escolas de Sampaio e o Áshrama Sesimbra – Centro do Yoga juntos no combate ao stress dos exames

A época de exames está à porta e a ansiedade tende a aumentar. Para ajudar os estudantes a gerirem da melhor forma o stress durante a época de exames, o Agrupamento de Escolas de Sampaio juntou-se à iniciativa do Departamento Jovem da Confederação Portuguesa do Yoga, através do Áshrama Sesimbra – Centro do Yoga e está a proporcionar Aulas do Yoga gratuitas durante o mês de Maio.

As aulas abertas decorrerão nos dias 23 e 25 de maio, ambas às 12h50, no relvado da Escola Secundária.

E, para além destas aulas abertas, todos os alunos terão ainda a possibilidade de participar de uma aula experimental grátis no Áshrama de Sesimbra, apresentando o cartão de estudante.

O principal objetivo é dotar os estudantes com técnicas eficazes de controlo da ansiedade, aumento da concentração e capacidade para trabalhar de uma forma mais lúcida e produtiva, ajudando também a relaxar e recuperar durante e após a época de exames.

A iniciativa “Yoga e Exames sem Stress” é realizada já desde 2005 pela Confederação Portuguesa do Yoga, na Universidade de Lisboa e desde então tem-se vindo a expandir a todo o território nacional. Este ano ao todo serão 23 as cidades onde decorrerão as aulas, de norte a sul do País. Em Sesimbra, o Agrupamento de Escolas de Sampaio acarinhou a iniciativa desde 2015, com o apoio das Associações de Pais das Escolas dos Agrupamentos.

Recorde-se que o Yoga foi elevado a Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO a 1 de Dezembro de 2016.

O Yoga Sámkhya, que utiliza todas as 14 Disciplinas Técnicas do Yoga em cada aula (mais as 6 Disciplinas Complementares, num total de 20), combate eficazmente o stress através de exercícios respiratórios adequados (Pránáyáma) e de exercícios de relaxamento (Yoganidrá); permite enfrentar situações de grande tensão de modo natural através do Ásana – posições psicobiofísicas, e pelo Yoganidrá possibilita recuperações físicas completas em algumas dezenas de minutos, equivalentes a algumas horas de sono profundo, proporcionando a máxima qualidade de um correcto sono biológico nocturno.